(21) 3239-5000      contato@drthallesprado.com.br    |   

O processo de €160 mil contra a GlaxoSmithKline

O processo de €160 mil contra a GlaxoSmithKline

O senhor inconsolável desta foto chama-se Didier Jambart, funcionário público que vive na cidade francesa de Nantes. Homem casado, pai de dois filhos e respeitado em sua cidade.


Em 2003, foi diagnosticado com Doença de Parkinson. Passou a usar diariamente Ropinirol( Requip) para o controle da doença. No início , o Sr. Jambart disse que se sentia muito bem e obteve importante melhora em sua qualidade de vida.


Entretanto, com o aumento progressivo da dose, a vida de Didier se tornou um inferno. Ele descobriu os jogos de azar na internet e logo se tornou um viciado. Esvaziou toda sua conta bancária, vendeu os brinquedos dos filhos e chegou a roubar os cartões de crédito dos amigos para apostar nos jogos virtuais e em corridas de cavalos.


Não bastasse o jogo patológico, o Sr. Jambart começou a se exibir sexualmente na internet, a procurar homens para sexo, chegando a ser estuprado em um desses encontros. Tentou suicídio 3 vezes.


Didier Jambart só percebeu a associação entre seu comportamento e o uso do Requip após alertas que viu na internet. Imediatamente interrompeu a medicação e os sintomas desapareceram.


Por este efeito colateral não estar na bula do Requip à época, o Sr. Jambart foi indenizado em 160 mil libras pela GlaxoSmithKline, fabricante do remédio, a mando da justiça francesa.


Didier Jambart reconhece os efeitos incontestáveis do Requip para o Parkinson. Alega,porém, que deveria ter sido alertado sobre este efeito colateral antes.


Os agonistas dopaminergicos, como o Ropinirol( Requip) e pramipexol( Sifrol), podem causar descontrole dos impulsos( jogo patológico, compulsão sexual). Este efeito, porém, só ocorre em aproximadamente 10 % dos pacientes e com o uso de doses elevadas destas medicações.


Curioso como medicações podem afetar nosso comportamento, né ? Conta aí o que você achou desse caso !


Fonte: Dr. Thalles Prado

30 de Maio de 2019